segunda-feira, 5 de maio de 2014

Aumento da violência/ homicídios

O aumento da violência no Brasil envolve questões socioeconômicas, culturais e políticas. São considerados fatores que estimulam a violência a pobreza e a desigualdade social.
A criminalidade geralmente se encontra nos grandes centros urbanos, devido ao crescimento desordenado, que gera uma grande quantidade de problemas sócias, pois a educação, a moradia e o emprego para famílias carentes, que funciona como um tipo de prevenção a violência, vem falhando com a sociedade, juntamente com o mal policiamento e a corrupção entre eles, de forma a deixar o pais entregue.

O que mais influencia a taxa de mortalidade no brasil, são os homicídios. Abaixo podemos ver o índice de mortes no brasil do ano de 1980 até 2011, que mostra: 1.145.908 vítimas de homicídio contra 205.890 pessoas que se suicidaram e 995.284 vítimas de acidentes de transporte.


Um modo de diminuir ao status de violência no brasil, é investir em programas sociais profissionalizantes, criando escolas, espações de lazer e cultura, promovendo campanhas para desarmamento e incentivando a comunidade a denunciar fatos criminosos.



Referencias :
VERMELHO, L.L. e MELLO JORGE, M.H.P. Mortalidade de jovens: análise do período de 1930 a 1991 (a transição epidemiológica para a violência). Revista de Saúde Pública. 30 (4). 1996. Apud: MELLO JORGE, M.H.P. Como Morrem Nossos Jovens. In: CNPD. Jovens Acontecendo na Trilha das Políticas Públicas. Brasília, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário