sexta-feira, 2 de maio de 2014

Fatores, Consequências e Possíveis Soluções

  Podemos indicar inúmeros fatores para a propagação da violência nas cidades, alguns mais eminentes e mais "fáceis" de se perceberem aos nossos olhos. Fatores tais como desigualdade social, descaso do governo com relação a contenção desse câncer instalado na sociedade. O aumento da violência no Brasil tem sido assunto constante até em jornais internacionais. Um desses aumento são os de morte por arma de tendo como fatores a facilidade para encontrar armas de fogo, impunidade e a cultura da violência. O Brasil tem a 8º pior marca entre 100 nações nas estatísticas por arma de fogo. Fonte:Mapa da violência 2013
Imagem da internet
 
 
    No vídeo feito pelo canal TV UFBa disponibilizado aqui no blog (na barra lateral) temos o professor Feize Milane, Dr. Saúde Publica e Fundador da INPAZ, que descreve como a violência está envolvida na formação da sociedade e a influência que ela trás para a cidade. Exemplificando possíveis motivos para o desabrochar dessa violência e  ideias de retenção da mesma e diminuir sua incidência através de investimento em educação e convívio familiar. Já, para Rodrigo Alves, o que envolve a violência e a cultura da paz é a relação de valores e cidadania onde precisaríamos observar a nós mesmos pois a violência é presente na vida de cada um, Rodrigo denomina Segurança pública como:" Conjunto de ações, conjunto de direitos que levam o sentido para a palavra SEGURANÇA", Tendo a sociedade o papel de questionar e exigir do governo que essa segurança se faça presente.

   Segundo o artigo "A violência no Brasil. Causas e recomendações políticas para a sua prevenção", tem diversos exemplos dos fatores institucionais: A omissão do Estado na prevenção e repressão da violência. Relacionado a isso como maneira paliativa, o Investimento em escolas, já que educação forma caráter e desenvolve senso critico, Moradia uma vez que transmite segurança pessoal ao individuo. O transporte publico que pode ser taxado como motivo para desencorajamento para o trabalho uma vez que o sistema é ineficiente entre outros como Fatores culturais, demografia, saúde entre outros itens que seriam básicos para qualquer cidadão se sentir inserido a sociedade.
Imagem da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário